Há 70 anos era lançado o primeiro LP em vinil

0
75

21 de Junho de 1948 é uma data importante para a indústria fonográfica.

Há 70 anos, que o primeiro disco de vinil de 12 polegadas e 33 1⁄3 RPM foi lançado pela Columbia Records com uma gravação de Mendelssohn’s Concerto In E Minor tocada pelo violinista Nathan Milstein.

O formato que acabou padronizando os LPs foi fundamental para que a indústria se organizasse já que até então os formatos físicos eram bastante variados e não apenas tinham tamanhos e rotações diferentes como também eram tocados de formas diferenciadas dependendo de modelos de aparelhos e até da frequência da eletricidade disponibilizada em cada lugar.

Além disso, outro papel fundamental do LP foi aumentar a duração do áudio que poderia ser gravada em um disco, e Andy Linehan, curador da Biblioteca Britânica, falou a respeito:

Andy ressaltou que dessa forma algo que hoje é corriqueiro para nós finalmente foi viabilizado, que é o fato de várias músicas formarem um álbum em um mesmo disco. Até então, os discos de 78 rotações eram vendidos em pacotes como coleções de livros, e o ouvinte teria que tocar cada um dos discos para ouvir a obra completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi